quinta-feira, março 14, 2013
As vespas são amigas dos vinhedos...
As Vespas ajudam a iniciar a fermentação.
Basta uma picada nas uvas ainda nos vinhedos para que rastros da levedura Saccharomyces Cerevisiae, entre na uva ajudando o processo de fermentação.
O estudo foi publicado na National Academy of Sciences journal.
O estudo ainda descobriu que isso acontece pela ação de uma levedura que pode viver no intestino das vespas para hibernar durante o inverno.
Os pesquisadores fizeram uma sequencia de DNA para analisar os genes da levedura que viviam nas vespas.
Outros insetos e pássaros também levam a levedura, mas as vespas são diferentes porque podem levar com elas durante o inverno e também transmitem aos descendentes.
O estudo descobriu que as vespas também podem introduzir outros micro organismos nas uvas que podem dar características diferentes ao vinho.
Segundo um dos pesquisadores, Duccio Cavalieri, professor de microbiologia da Universidade de Firenze, o vinho não tem o mesmo sabor sem essas leveduras.
Os antigos Romanos pareciam saber de tudo isso, já que era comum plantarem jardins ao lado dos vinhedos para atrair insetos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Vinha Grande - Douro 2022 - Casa Ferreirinh
Cereja, bergamota, violeta... na boca tem corpo médio, taninos macios, sensação de frescor, sabor repetindo o nariz, mas com um toque de e...
-
Vinho perfeito para mostrar a evolução do Uruguai na produção de vinhos de qualidade. Eu conheci esses vinhedos de Syrah e fiq...
-
Luigi Bosca é daqueles produtores que não coloca no mercado nada que não mostre qualidades. Esse é um Malbec de terroir. Como deve se...
-
No nariz abacaxi, jasmim, chocolate branco... Na boca tem boa textura é untuoso, tem acidez media e b...

Nenhum comentário:
Postar um comentário